Comportamento do Consumidor

Medição de audiências

Esta solução de Medição de Audiências (audimetria) em espaços out-of-home (OOH) permite saber quantas pessoas olham na direcção exacta de um determinado ponto, com o intuito de:

  • obter métricas, em tempo-real (ao segundo) de audiências (visualizações) de conteúdos publicitários em ecrãs de Digital Signage (Sinalética Digital), MUPIs, outdoors, etc;
  • saber quantas pessoas olham para um determinado produto exposto num espaço comercial e durante quanto tempo.

Estas métricas, apesar de simples, representam uma informação excepcionalmente valiosa para decisores e gestores de departamentos de comunicação que, com base nas mesmas, podem definir estratégias de comunicação muito mais incisivas e eficazes no seu alcance.

Actualmente estão disponíveis comercialmente tecnologias que permitem, através do reconhecimento de rostos, determinar quantas pessoas se encontram voltadas para um determinado alvo. Mas, uma vez que estas tecnologias se baseiam na captação de imagens 2D, planas (sem informação da distância), só é possível analisar com exactidão rostos relativamente próximos da câmara.

Outras tecnologias, mais precisas, permitem determinar a direcção do olhar de um dado espectador, mas implicam a utilização de óculos especiais e só podem, portanto, ser usadas em estudos controlados, com voluntários.

A tecnologia desenvolvida pela Outmind utiliza uma rede de câmaras 3D e o processamento de imagens em infra-vermelho para cobrir um espaço mais amplo e conseguir uma precisão e um alcance significativamente maiores.

 
Percurso na loja

Tecnologia para determinação de percursos de clientes em espaços públicos de grande dimensão (por exemplo, supermercados), para fins de melhoramento das técnicas de organização do espaço (corredores), posicionamento de produtos e posicionamento de materiais de marketing.

Determinar percursos preferenciais seguidos por cada indivíduo numa superfície de grandes dimensões (em função de características demográficas e comportamentais) é de extrema relevância prática. Com estes dados, é possível:

  • optimizar o posicionamento dos produtos em espaços comerciais (por exemplo, o arranjo dos expositores e dos produtos num supermercado obedece a regras rigorosas, com vista a aumentar o tempo de permanência do consumidor na loja e a maximizar as vendas);
  • aumentar a segurança e o conforto dos utentes de espaços públicos, tais como centros comerciais, recintos desportivos, estações de transportes públicos, etc, melhorando a circulação e o fluxo de pessoas ao longo de corredores e em torno de obstáculos.

Existem já sistemas que rastreiam os padrões de compras dos clientes de supermercados. Contudo, esses sistemas, baseados em RFID, ultra-sons+wifi (USWIFI), etc, têm diversas limitações técnicas que confinam a sua utilização a estudos em ambiente controlado, com reduzida aplicação prática em situações reais.

A solução desenvolvida pela Outmind em parceria com o Instituto Superior Técnico conjuga duas tecnologias distintas para ultrapassar as limitações de cada uma delas e conseguir resultados mais precisos, com um menor investimento em equipamentos e maior facilidade de instalação.

Sistema Anti-Fraude